TUDOJUNTOMESMO II

A saga continua...

segunda-feira, junho 04, 2007

A(l)titude II

Ainda sobre a altitude (post 30/05/07)...

Como eu disse: "Que se preparem adequadamente, oras! Física e/ou técnica e/ou taticamente."

São profissionais, têm capacidade/possibilidade para tanto.

1) Fisicamente:
Chegar à cidade "alta" alguns dias antes ajuda o time a se condicionar para a partida.
Se isso for impossível, haja vista o calendário apertado do futebol (como bem lembrado pelo Eric), dizem que treinar num local ao nível do mar e chegar para a partida algumas horas antes do seu início ajuda o time a resistir um pouco mais.
Uma outra coisa que não vejo fora de cogitação, principalmente por se tratar de equipes profi$$ionais, é que se disponibilize aos jogadores alguns cilindros de oxigênio ali na beira do campo - como se faz com as garrafinhas d'água - e durante o intervalo da partida. Parece bizarro, mas pode funcionar.

2) Tecnicamente:
Como é difícil/impossível jogar "na correria", faz-se necessário cadenciar o ritmo do jogo. Daí, que tal treinar passes e posse de bola, por exemplo? E também finalização.
Considerando-se que na altitude a bola parece correr mais devido ao menor atrito com o ar, os treinamentos realizados "fora da altitude" poderiam utilizar uma bola mais leve/veloz.

3) Taticamente:
Valorizar a posse de bola, como citei acima, é fundamental. Para tanto é preciso que os jogadorem se posicionem adequadamente no campo. Jogar na retranca e no contra-ataque é uma possibilidade.
Antes disso, aproveitando-se do fato de que início da partida os visitantes ainda têm bastante "gás", é possível fazer uma pressão total no ataque tentando abrir logo o marcador.

Por tudo o que eu, leiga e sucintamente, disse acima, penso não ser impossível jogar na altitude e mesmo vencer uma partida. Sobretudo, sobreviver a ela.

Portanto, repito: Futebol é universal, é pra ser jogado em qualquer lugar do mundo.

Marcadores:

2 Comments:

Postar um comentário

<< Home